sábado, 13 de outubro de 2012

Sagrada Família

O templo da Sagrada Família é uma igreja monumental iniciada em 19 de março de 1882 com base no projeto do arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar. No final de 1883 Antonio Gaudí, arquiteto espanhol, ficou encarregado de continuar o trabalho, ele o fez até sua morte em 1926.
Desde então, vários arquitetos continuar o trabalho seguindo a ideia original de Gaudí.
A Sagrada Família está localizada no centro de Barcelona (Espanha), e ao longo dos anos tornou-se um dos sinais mais universais da identidade da cidade e do país.
Há mais de 130 anos a igreja é construída com doações, neste sentido Gaudí disse: "A igreja expiatória da Sagrada Família é feita pelo povo e é espelhado. Uma obra que está nas mãos de Deus e da vontade do povo."
A obra poderá ser concluída nos primeiros 30 anos do século XXI.

O passeio é bom de preço, custa 13 Euros a visita à Basílica, com o audioguia o preço vai à 15 Euros. Dinheiro muito bem investido, já que é um dos lugares mais lindos do mundo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Catedral de Sevilla

A visita à Catedral de Sevilla, também conhecida como Catedral de Santa Maria da sede, é a maior da Espanha, e também o terceiro maior templo do mundo. A primeira é a de San Pedro do Vaticano, no Vaticano e São Paulo em Londres.
O passeio é bastante cansativo, mas muito válido. Cada uma das capelas - são muitas - tem um estilo diferente, quadros e esculturas de cair o queixo. Mas no final do passeio confesso que não agüentava mais olhar santos.

Fica a dica: se pegar o audio-guia escolha as capelas que tem mais curiosidade para ouvir a história. Se ouve-se tudo, acaba não absorvendo nem metade.

Segundo contam, a construção da Catedral começou em 1401, embora nos documentos oficiais a data seja 1433. E foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1987, junto com o Alcazar e o Arquivo das Índias (todos em Sevilla).

A maior surpresa de todos foi descobrir que o corpo do famoso navegante Cristóvão Colombo está lá. Também o do Rei Fernando III de Castela (morto em 1252), canonizado em 1671 como São Fernando.

Uma das principais atrações da Catedral é a Torre de La Giralda, ela é a torre mais alta da cidade de Sevilla e uma das mais altas de toda a Andalucía. Os 39 andares valeram muito a pena. A vista de lá de cima é divina, dá pra ver TODA a cidade.

A entrada custa 8 euros, e a lojinha de "regalos" é maravilhosa.

Reales Alcázares de Sevilla

Uma das principais atrações de Sevilla, os Reales Alcázares ficam na praça central da cidade, junto à Catedral e ao Arquivo General de Índias.

A construção do Alcázar iniciou no século X, na época do primeiro Califa andaluz, Abd al-Rahman III, que o mandou construir em 913, após a revolta contra o governo de Córdoba. O local onde foi construído o Alcázar era um antigo assentamento romano, onde aparentemente estava anteriormente a basílica de San Vicente Mártir, onde foi enterrado São Isidoro.
No século XI, o segundo rei tarifa, Al-Mutamid ampilou as estruturas do palácio, levantando seu novo palácio, chamado Al-Mubarak. Três séculos mais tarde, o rei cristão Pedro I amplia novamente o palácio, contruindo, no centro do Al-Mubarak o atual Salón de Embajadores. Após estes reinados o Alcázar ainda sofreu diversas modificações. Por isso é que podemos observar nos Reales Alcázares a mistura de diversos estilos arquitetônicos, entre os quais o muçulmano, gótico, barroco e renascentista.
A parte mais antiga do Palácio é o Patio de Yeso, que é da época almohade, com melhorias feitas na época de Alfonso X, ao que se deve o estilo gótico presente.

Os jardins do Palácio são belíssimos e imensos.

Os Reales Alcázares de Sevilla são o Palácio Real de uso continuo mais antigo do mundo e ainda hoje são utilizados pelos reis da Espanha em suas visitas a Sevilla. Foram declarados patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987.
A entrada custa 8 euros. Se quiser visitar a parte superior do Palácio, onde estão os aposentos reais, custa mais 4 euros. Eu não achei que vale muito a pena não, pq as salas são bem bonitas, mas são poucas salas a mais e, como os reis ainda usam o Palácio, não dá pra entrar em nenhum quarto, só nas salas de jantar, de reuniões, etc.
Vale a pena também pegar o audioguía, pq são muitas salas e muitos jardins e pátios.

Até este momento, o Alcázar de Sevilla foi a atração favorita da Marias Viageiras! Lindo demais!!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Madrid monumental

Ontem foi nosso último dia em Madrid nessa primeira etapa da viagem.
Sem palavras para descrever quantas coisas lindas vimos, e como foi maravilhoso estar estes dias com meu irmão, cunhada e sobrinho amado.

Caminhei muito, conheci muitas coisas lindas e comi bem demais. Mas de todos os lugares que vi - mesmo sendo impossível escolher alguns poucos - das mais lindas foram o Palácio Real, a Catedral de Almudena e a Plaza de Toros.

O Palácio Real é a residência oficial do Rei da Espanha, porém Juan Carlos e sua Rainha Sofia só a utilizam para grandes festas e cerimônias. Nao entramos no Palácio e, o jardim da frente estava sendo reformado,mas aproveitamos cada minuto naquele lugar lindo.

A Catedral de Almudena é monstruosa de tão linda, e infelizmente não fiquei muito tempo, pois fomos encontrar meu irmão, mas ainda queremos voltar lá nos próximos dias.
Ela é a sede episcopal da Arquediocese de Madrid, e foi consagrada pelo Papa Joao Paulo II. Aliás, tem uma estátua dele por lá, mas não deu tempo de ver.

O dia continuou no passeio pela Gran Vía, e um almoço na Calle de Fuencarral. Tudo bom demais. Falha nossa, mas nao lembro o nome do lugar. Depois passeamos pelo bairro de Malasaña e tomamos um Té no Café Manuela.

Um lugar lindo e bem servido.

Na sexta-feira, dia de Reis - feriado em Madrid - fomos à Plaza de Toros. Passeio imperdível. Além de toda aquela beleza quase centenária - a Plaza foi construída em 1929 - o astral no local é tão entusiasmante que pulamos adoidados. Tiramos uma série de fotos saltando!!!

Sem dúvida foram os três lugares que mais me emocionaram, mas Madrid é muito mais do que os monumentos, Madrid tem um ar excitante, uma leveza que dá vontade de viver.

Hasta luego!!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chegamos!!!

Meses e meses de planejamento e finalmente chegou o dia da nossa ida para a Espanha. Malas prontas, documentos na mão e muita ansiedade.
A saída de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) foi cansativa, ficamos quase uma hora para fazer o check-in, mas quando entramos no avião da Singapore Airlines tudo foi esquecido.
MARAVILHOSA, é a palavra certa para descrever a companhia aérea que voamos, os comissários de bordo, as comidas no avião, enfim. Tudo perfeito.
Nem sei como descrever o que foi ver de cima Barcelona, foi lá que fizemos a conexão para seguir para Madrid e lá que meu passaporte recebeu seu primeiro carimbo internacional :).
E se pensam que foi fácil - não - o atendente da alfândega perguntou algumas coisas e olhou bem pra nossa cara antes de nos deixar entrar aqui. Depois disso, só alegria!!!
A companhia aérea BCN - MAD não foi a melhor, mas nos levou até lá e isso foi suficiente.
Quando desembarcamos em solo madrileño ainda andamos pra um lado e para o outro dentro do avião. Para quem acha o Aeroporto de Guarulhos grande não faz ideia do que é o Aeroporto de Barajas. Foram minutos bem nervosos para quem queria logo ver a carinha do irmão. E vimos!
A ansiedade de todos os últimos meses chegou ao fim, e agora é só curtir as maravilhas da Europa.

Amanhã tem mais...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Coração de mãe viageira

Como tem sido difícil disfarçar o nervoso de deixar meu filho Samuel por quase 40 dias. Mesmo sabendo que ele irá ficar bem com o paizinho dele, é bem complicado não temer que algo possa acontecer enquanto eu não estiver por aqui.
Mas quem conhece a fera que coloquei no mundo, sabe que ele é pra lá de independente, mas muito - eu disse muito - dengoso.
Hoje ele veio para o meu colo e disse que vai sentir muita saudade, e perguntou de que tamanho ele vai estar quando eu voltar da viagem.
Nossa, me matou, quase morri chorando. Mas acho que fiz ele entender que em pouco tempo estaremos juntos e curtindo todos os presentes que ele vai ganhar desta viagem. E não estou falando só dos presentes físicos - brinquedos e roupas - mas do presente de ver a mãe dele concretizar um sonho, mesmo que aquela doce cabecinha ainda não entenda o que isso significa.

Te amo meu filhão, e logo essa Maria Viageira irá te levar para conhecer o mundo.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quase lá!

Reta final da preparação da viagem, faltam só 2 semanas, nem acredito!! Está quase tudo pronto e estamos dando uma última olhada no roteiro, vendo o que queremos conhecer em cada cidade pra não ficar perdendo tempo lá decidindo....
E eu estou cada vez mais encantada com cada lugar por onde vamos passar. A Espanha é mesmo um lugar incrível, cada dia descubro mais um lugar incrível. Hoje, por exemplo, já adicionamos mais uma parada obrigatória no nosso caminho: Santiponce. É uma cidadezinha na Andaluzia, a 9 km de Sevilla, onde ficam as ruínas, de Italica, uma cidade fundada em 206 a.C.. pelo general romano Públio Cornélio Cipião - o Africano - para os soldados romanos feridos na batalha de Ilipa, onde o exercito cartaginês de Asdrúbal foi derrotado. Acontece que o Cipião foi o maior inimigo de um dos meus ídolos, o general Aníbal Barca. Portanto, essa cidade é imperdível pra mim. Lá está um dos maiores anfiteatros romanos do mundo, onde cabiam 25 000 pessoas!!!
Bom, só pra dar um gostinho, umas fotinhos de Itálica pra vocês.

Lindo, né? O site do Conjunto arqueológico, pra quem quiser dar uma olhada é http://www.juntadeandalucia.es/cultura/museos/CAI/ e o de Santiponce é http://www.santiponce.es/opencms/opencms/santiponce/